Hidratar os cabelos é essencial, todo mundo (ou quase) sabe disso. Mas qual a forma certa? Qual o tempo de pausa? Muita gente ainda tem dúvida, então estou pra dividir algumas experiências com vocês.
Antigamente, nos salões de beleza, costumava-se aplicar o "banho de creme" nos cabelos lavados. Em seguida o cabelo era preso com o auxílio de um prendedor do tipo "piranha" e a cliente era colocada sob o vaporizador. Lá ela aguardava por cerca de 30 minutos. O cabelo também podia ser envolvido com uma talha quente ou mesmo uma touca plástica, ou touca térmica, que era ligada à tomada.
Em casa o procedimento era basicamente o mesmo (exceto pelo vaporizador) e o costume em ambos os casos era passar bastante creme nos fios, com a ilusão de que o tratamento seria melhor.
O tempo passou e tudo mudou. Ou será que não? Muita gente ainda acha que é preciso passar muito creme nos cabelos ou mesmo deixar agir sob fonte de calor por 30 minutos, ou mais. Há quem durma com o creme acreditando que o tempo de pausa mais longo deixará os fios mais bem tratados.
Esqueçam tudo isso já!
Ao longo desses anos, percebi que, de fato, o tempo de pausa não precisa mais ser tão longo. Hoje em dia as máscaras de tratamento, que já não se chamam mais "banho de creme", agem entre 3 e 5 minutos, e sem o auxílio de qualquer touca. Podem ver, a maioria das máscaras atuais no mercado sugerem deixar agir por apenas este pequeno espaço de tempo, isso quando não é um tempo menor como 1 minutos. Há máscaras que agem até em 30 segundos! E a quantidade necessária é pequena, passar creme demais só gastará produto à toa.
Outro fator importante são as embalagens. Enquanto a maioria das empresas ainda insiste em usar potes, algumas já se preocupam em envasar as máscaras em embalagens de bisnaga.
Os potes atrapalham na hora de aplicar, ainda mais durante o banho. Se o tempo de pausa é curto, não há necessidade de lavar os cabelos, sair do banheiro, hidratar e voltar ao chuveiro para enxaguar. Tudo pode ser feito durante o banho.
Mas o que acontece: Com o pote, é necessário retirar o produto com uma espátula ou colher de plástico, para não contaminar o produto e colocar num pequeno recipiente para levar ao banho. Se vocês levam o pote, é necessário abrí-lo, retirar o produto com as mãos e fechar o pote em seguida. Mas desse modo, além de contaminar, vocês podem também deixar entrar água no pote, de modo que a máscara pode estragar ainda mais rápido.
E se a embalagem é uma bisnaga, tudo muda: Basta abrir a tampa, apertar o corpo da embalagem e retirar a quantidade desejada. Depois é só fechar a tampa. Com isso, não há contaminação e nem adulteração do produto.
Portanto, enquanto a maioria das empresas não muda, dêem preferência por máscaras em embalagem de bisnaga.
E chega de ficar 30 minutos esperando um produto agir, prefiram máscaras de ação rápida, afinal tempo é dinheiro.
Fonte: Louca por Cosméticos por Marvin
0 comentários:
Postar um comentário