quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como escolher um bom vinho

Sugestões que ajudarão você a agradar seus convidados na hora de servir e harmonizar a bebida

 

 
No inverno, o vinho reina quase que absoluto em qualquer ocasião. Mas como escolher a garrafa certa? Segundo Elaine Fudoli, sommelier da Ville Du Vin, em São Paulo, o primeiro passo é conhecer um pouquinho das uvas e suas propriedades. "De maneira geral, cabernet sauvignon (tintos) e chardonnay (brancos) são os vinhos mais encorpados, enquanto pinot noir (tintos) e sauvignon blanc (brancos) estão entre os mais delicados", explica.

Para garantir o sabor e a qualidade da bebida, a somellier resume os cuidados que você precisa ter na hora de comprar e armazenar os vinhos. Ela também dá dicas que ajudarão você a agradar seus convidados ou aquela pessoa especial na hora de servir e harmonizar a bebida com pratos salgados ou doces.

1 – Nos rótulos das garrafas, há sempre uma data, que corresponde à safra do vinho, ou seja, ao ano em que as uvas foram colhidas. Os brancos geralmente são consumidos mais jovens. Há também os vinhos de guarda, mais envelhecidos, que na maioria das vezes são tintos.

2 – Para vinhos brancos, a temperatura não deve ficar acima de 12 ºC. Já os tintos devem ser degustados em uma temperatura média de 18 ºC.

3 – Carnes vermelhas ou massas com molho vermelho geralmente harmonizam com vinhos tintos. Já peixes e massas com molho branco (carne branca) caem bem com vinhos brancos.

4 – Fondue pede vinho. Se for de queijo, opte pelos brancos mais encorpados, como os chardonnays. Se for de carne, tintos italianos com pouca acidez são ideais.

5 – Sobremesas pedem vinhos doces, que geralmente são os mais envelhecidos. Quer uma dica? Chocolate harmoniza muito bem com vinho do Porto.

6 – Procure servir sempre em taças. Por causa do formato, as taças permitem que as notas da bebida se abram e o vinho libere aroma e sabor quando for servido.

7 – Prove antes de servir. Ao experimentar a bebida, além de aprovar o sabor e a qualidade, você evita que eventuais resíduos da rolha sejam servidos aos convidados.

8 – Depois de aberta, guarde a garrafa de vinho na horizontal, em lugares pouco luminosos e com temperatura de no máximo 20ºC.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...