quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cuidados pré e pós-depilação



Saiba o que fazer com a pele em qualquer método usado

Os métodos de depilação são muitos. Cera fria, cera quente, lâmina, aparelhos elétricos e laser são os mais comuns. Mas independentemente do escolhido, alguns cuidados são essenciais para que o ato de retirar os pelos não prejudique a pele. Segundo Eliandre Costa Palermo, diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, é importante lembrar que qualquer técnica de depilação representa um processo de agressão à pele e requer cuidados.


Esfolie para desencravar
Justamente para que esse processo de agressão não resulte em manchas, bolinhas e pelos encravados, a dermatologista ressalta que os cuidados com a pele devem ser iniciados antes mesmo do procedimento.

“O ideal é manter a pele sempre hidratada. Alguns dias antes da depilação, faça uma massagem delicada na pele com um esfoliante suave. Assim, os pelos desencravam e fica mais fácil a remoção”, ensina a especialista.

Acalme a pele
Depois de retirados os pelos, os cuidados continuam. De uma maneira geral, as recomendações incluem aplicar produtos que acalmem e tonifiquem a cútis e evitar a exposição ao sol logo após a depilação.

“Isso é essencial para não provocar manchas”, explica a médica. Além disso, Eliandre também recomenda continuar esfoliando a pele uma vez por semana e, caso apareça um pelo encravado, nunca tente manipulá-lo.

Cuidados gerais
Mas a diretora da SBCD ainda destaca que, sem contar esses cuidados comuns, cada área do corpo requer um tipo diferente de atenção, pois elas apresentam características distintas entre si. Para evitar problemas pós-depilação nas pernas e virilhas, a dermatologista sugere evitar o uso de roupas apertadas, pois elas podem causar irritação.

“Nas axilas, deve-se evitar aplicar cremes ou desodorante, porque podem provocar ardência, irritações mais sérias e até foliculites. Na região do buço, é importante usar uma loção refrescante para acalmar e, em seguida, um bom filtro solar para evitar possíveis manchas”, completa Eliandre.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...