sexta-feira, 29 de julho de 2011

Maquiagem x Óculos

Maquiagem e óculos combinam?


Geralmente, as mulheres que usam óculos dispensam o uso da maquiagem porque pensam que não há efeito, ou até mesmo acreditam que os óculos escondem a beleza dos olhos. Grande engano! Antes de falar de maquiagem devemos falar dos óculos – lentes e armações. Vamos lá?

Para que seus olhos fiquem em evidência, prefira as lentes antirreflexo que diminuem a incidência da luz, reduzindo o reflexo. Outro ponto super importante que valoriza muito o rosto são as armações. Há uma oferta enorme de modelos e tipos; mas afinal, o que devo avaliar antes de escolher a armação que combine melhor com o meu rosto?

É importante observar o formato do rosto, que pode ser oval, quadrado, redondo ou até mesmo triangular invertido (ou “coração”). Para isso, posicione-se em frente a um espelho e coloque o cabelo para trás. Se for preciso, utilize uma faixa ou presilhas para segurá-los, assim você deixará todo o seu rosto à mostra e observar o contorno.


O rosto oval é caracterizado pela medida em que a largura corresponde 2/3 da altura. É fácil: divida a altura em três partes (do queixo à base do nariz, da base do nariz ao meio das sobrancelhas e, por fim, desse ponto à raiz dos cabelos, na testa). Observe se na largura duas partes de três ficarão entre uma têmpora à outra. Caso seu rosto seja redondo, observe que a largura é maior do que no rosto oval. Além disso, esse formato de rosto não apresenta ângulos.

O rosto quadrado é talvez o mais fácil de identificar, pois as têmporas estão em linha reta (vertical) ao maxilar. Esse formato deixa o rosto com praticamente quatro ângulos, dois nas extremidades da testa e os outros dois na linha do maxilar. O rosto triangular invertido ou “coração” tem como característica a testa mais larga que a parte inferior do rosto. Geralmente, nesse tipo de rosto, as pessoas podem ter o queixo pequeno.

Essa técnica fica a critério de especialistas em Visagem ou Visagismo. O Visagismo é o estudo sobre a figura humana, geralmente o rosto, em que através de cortes de cabelo, acessórios (óculos) ou até mesmo maquiagem, possa se chegar a um resultado positivo, disfarçando características que não sejam favoráveis e potencializando as positivas. Quando você sabe qual o formato do seu rosto, fica mais fácil encontrar uma armação de óculos que valorizará e embelezará suas características pessoais.

Veja abaixo qual tipo de óculos combina mais com seu formato de rosto:



OVAL: Usar armações largas ou um pouco mais largas que a parte mais larga do rosto (maçãs do rosto). A parte superior da armação deve seguir a linha da sobrancelha. Evite hastes muito baixas.






REDONDO: A armação não deve ser muito mais larga que o rosto. Evite óculos redondos. A parte superior deve seguir a linha da sobrancelha. Evite também hastes decoradas ou chamativas.






QUADRADO: A armação deve evitar chamar a atenção para a parte inferior do rosto. Use armações que apontam para cima. Elas não devem ser mais estreitas nem mais largas que a parte mais larga do rosto. Use hastes decoradas ou em cor contrastante, posicionadas acima da linha dos olhos.





TRIANGULAR INVERTIDO: A armação deve ser da mesma largura ou um pouco mais estreita que a testa. A parte superior deve seguir a linha da sobrancelha. A parte inferior deve apontar para fora. Use hastes mais baixas.


 

Agora que você aprendeu um pouco sobre formatos de rosto e os tipos de óculos que mais valorizam cada um deles, que tal falarmos de maquiagem? É importante valorizar os olhos, e por isso o contraste favorece bastante esse ponto. Prefira sempre cores neutras, como o branco, preto, marrom ou cinza. Com óculos (principalmente com armações coloridas), as maquiagens coloridas nos olhos não ficam bem e pesam no look.


- Talvez o produto mais utilizado para quem usa óculos seja o lápis para olhos. Aplique-o junto à raiz dos cílios inferiores (não dentro, na cartilagem) de dentro para fora. Deixe a parte externa mais larga. O traço deve vir afinando à medida que avança para o canto interno dos olhos. Esfume bem o traço para suavizá-lo.

- Para os cílios superiores, aposte em traços mais largos que na parte de baixo e deixe-os mais intensos. Não se esqueça de esfumar também!

- Você pode aplicar a sombra por cima do lápis (nas pálpebras) ou deixá-lo para finalizar os olhos. Aplique a sombra clara por toda a pálpebra até a linha de transferência. A cor escura deve ser aplicada na parte externa da pálpebra até a metade, onde deverá ter um efeito degradê.

- Esfume a linha de transferência com um pincel de esfumar, para não deixar a make marcada.

- A sombra iluminadora deve ser aplicada abaixo das sobrancelhas, de onde começam a arcar para fora, bem suaves.

- Finalize a maquiagem para os olhos com a máscara para cílios!


Não se esqueça de aplicar o corretivo, a base e o pó antes de maquiar os olhos. Assim, a pele estará perfeita e pronta para trabalhar os olhos e a boca.

Para maquiar-se é evidente que você deve retirar os óculos; e para não ter qualquer dificuldade, aposte num espelho com lente de aumento, facilmente encontrado no mercado. Há vários modelos!

Mesmo usando óculos, a maquiagem pode evidenciar – e embelezar – ainda mais seus olhos! Lembre-se também de limpar e hidratar sempre a pele, antes e depois de retirar a maquiagem!

Boa sorte, e até a próxima!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...