sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Finalizadores: escolha o ideal

Reparador de pontas, spray de brilho, fixador, texturizador, leave-in, mousse e gel. São tantos os tipos de finalizador que as mulheres sempre ficam em dúvida na hora de escolher a melhor opção para si.

A seguir, o hairstylist João Bosco, do salão Marcos Proença, dá as dicas básicas, mas essenciais, para não errar na hora de fazer o acabamento do penteado.


Leave-in ou Creme de pentear
O leave-in é indicado para quando a mulher quer deixar o cabelo secar naturalmente, sem o uso de secador, já que a função é controlar o frizz e o volume. Em cabelos cacheados, ele também ajuda a definir os cachos. “Não indico para cabelos lisos, nem finos”, diz João Bosco.

Promete:
Desembaraça os fios, reduz os arrepiados e tira o volume.

Não erre: 
Aplique com os fios úmidos. Nunca use antes do secador, pois ele não tem proteção contra esse calor.
Para usar, uma dica importante é aplicar a quantidade de uma moeda de um real na palma da mão e espalhe nos cabelos úmidos, sem chegar perto da raiz.


Texturizador
As pomadas, pós, ceras e sprays servem para manter o efeito de um penteado, seja escova ou babyliss. “O pó deve ser usado de modo comedido e apenas na raiz do cabelo. Todos os cabelos podem usar texturizadores”, fala Bosco.
 
 
Spray de brilho
Como diz o nome, serve para dar brilho ao cabelo e destacar o penteado. “Gosto de usar sempre depois de uma escova. Não recomendo para cabelos oleosos e a indicação é borrifar a uma distância mínima de 30 centímetros dos cabelos”, diz Bosco.

Promete:
É como um silicone líquido. Pode ser aplicado em qualquer cabelo, tirando o frizz e dando mais brilho.

Não erre: Espirre em toda a cabeça, com os fios quase secos. Depois da aplicação, não passe a mão, pois pode deixar os fios oleosos.


Spray Fixador
Deve ser usado sempre após um penteado, para fixá-lo. “Não há restrições de uso e a aplicação é semelhante ao uso do spray de brilho”, completa Bosco.

Promete:
Segura o penteado por mais tempo.

Não erre: Quanto mais forte, com mais aspecto duro o cabelo vai ficar. Espirre a 30 cm do cabelo. Cuidado com a quantidade!


Reparador de pontas
“O uso do reparador de pontas é mais importante do que as pessoas costumam pensar. Ele não é apenas um óleo, ele é um tratamento”, diz Bosco. Portanto, deve ser usado sempre que o cabelo estiver ressecado ou com pontas duplas. “Não há restrição quanto ao tipo de cabelo, mas pessoas com cabelos oleosos precisam ter um pouco mais de cuidado e nunca aplicar o produto na raiz. Se o cabelo estiver muito seco, pingar duas gotas na palma da mão todos os dias ou aplicar quatro gotas sempre que lavar o cabelo”, recomenda Bosco.

Promete:
Dá brilho, tira o arrepiado e disfarça as pontas duplas.

Não erre: Coloque três ou quatro gotas na palma da mão e aplique. Evite usá-lo na raiz, pois ficará oleoso.


Mousse
“Gosto do mousse para cabelos cacheados justamente para definir os cachos”, diz Bosco. O correto é aplicar na palma da mão a quantia necessária para preencher a palma e passar nos cabelos ainda úmidos. “A pessoa precisa secar o cabelo amassando com as mãos ou utilizando um difusor. Não recomendo para cabelos lisos”, fala Bosco.

Promete:
Modela o cabelo e pode ser usada com ou sem o secador.

Não erre: Para ter o efeito ondulado, passe no comprimento e pontas e “amasse” as mechas.

Gel
“Ele produz aquele visual lubrificado e molhado. Eu, particularmente, não gosto de gel em cabelos femininos e não recomendo. Prefiro usar o gel em looks masculinos para criar um visual "espetadinho" e de brilho molhado”, finaliza Bosco.


Cera ou pomada
O cabelo fica firme, sem a impressão de molhado. Fica ótimo em penteados!

Não erre: Passe o produto na mão e aplique mecha por mecha. Nada de raiz!


Ativador de cachos
Como se fosse um leave-in para cabelos enrolados, ele dá forma aos cachos.

Não erre: Para cabelo sem muito volume prefira as versões em gel. Não esqueça de aplicá-lo quando os fios ainda estiverem úmidos. As mechas secarão modeladas.


Creme termoativado
É para passar antes de fazer escova ou usar secador.

Não erre: Aplique no cabelo ainda úmido. Só cuidado com a dose, se exagerar, os fios vão parecer sujos.




Fonte: Especial Cabelos (Terra) e bonita.com.br
        



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...