terça-feira, 18 de outubro de 2011

Potássio: Nem demais, nem de menos

Quem gosta de acompanhar esportes já deve ter visto atletas comendo banana no intervalo das partidas. Isso acontece porque essa fruta é rica em Potássio que, dentre outras coisas, é ótimo para os músculos!

Para que serve? O Potássio é um mineral que funciona como um eletrólito para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Está envolvido no equilíbrio e distribuição da água no nosso organismo, na regulação da atividade neuromuscular (câimbras, paralisias) e também no crescimento celular.

Se eu ingerir demais? A dosediária recomendada pode variar entre 0,4 gramas, para os bebês de até 6 meses, a 5,1g para lactantes. O excesso de Potássio pode levar a paralisia muscular, distúrbios cardíacos, confusão mental e parestesia.

E de menos? Pode causar vômitos, distensão abdominal, íleo paralítico, redução de reflexos e arritmia cardíaca.

Quais são as fontes? Frutas como o abacate, banana e amora. Além de espinafre, cogumelo, cenoura e feijão preto são importantes fontes de Potássio.

Não esqueça de consultar seu médico para saber como incluir esses alimentos na sua alimentação de uma forma saudável e equilibrada.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...