quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cuide dos seus pés

 
Sapato de salto baixo, cremes e escalda-pés são boas ideias

Tudo bem que, com as temperaturas mais baixas, os pés ficam escondidos em sapatos fechados e botas. Mas isso nem de longe quer dizer que você pode descuidar deles e somente se lembrar de sua existência quando o calor chegar. O inverno também é época de cuidar dos pés, como ensina a médica especialista em dermatologia estética, Gisele Barbosa, da USP. Uma boa opção para começar os cuidados é apostar no escalda-pés, que esquenta e relaxa.

Além dos motivos estéticos, cuidar bem dos pés também é essencial para que não se sofra com dores decorrentes de calos e bolhas. Por isso, a primeira dica da dermatologista é justamente em relação a sapatos. “Não use sapato apertado e nem com salto muito alto. Isso pode estimular a produção de calos nas regiões de maior pressão. Também evite usar calçados totalmente rentes ao chão. É necessário ter um apoio plano (um pouco mais elevado do que o resto da sola) na região do calcanhar para evitar problemas e dores”, comenta.

Assim como qualquer outra região do corpo, os pés sofrem com o ressecamento comum da estação. A solução é sempre usar cremes hidratantes. Aproveite o pós- banho e aplique. “Escolha produtos que hidratem profundamente e tenham em sua composição alguns desses ingredientes: glicerina, ácido lático, óleo de semente de uva, vitamina E e alantoína”, diz a doutora Gisele.

Se você não vive sem a lixa, a médica faz um alerta: “Evite o uso exagerado e frequente de lixa, pois haverá estímulo constante para deixar a pele da planta do pé ainda mais grossa. Além de piorar rachaduras”, explica. Gisele recomenda substituir a lixa por cremes esfoliantes. “Se você tem rachaduras, pontos de sangramento, coloração diferente da pele dos pés ou das unhas ou manchas nos pés, procure seu dermatologista”, finaliza

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...