quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hidrate a pele de acordo com idade

Você pode ter 20 ou 50 anos. Não importa. Sua pele precisa de hidratação. O professor de cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética Paschoal Rossetti Filho lembra, inclusive, que a cútis desidratada envelhece mais cedo. Ou seja, juventude não é desculpa para deixar o creme de lado. O que muda com o decorrer do tempo é a maneira como você deve hidratá-la e, consequentemente, os produtos utilizados.

A importância da hidratação está no fato do processo de envelhecimento começar dentro da pele, com a diminuição das camadas. O número de células que se descamam da cútis começa a diminuir em função da alteração da renovação celular. Quanto mais se repõe a água perdida, mais lentamente este processo acontece.

“O envelhecimento natural da pele é inevitável, porém é possível chegar à terceira idade com uma pele saudável e hidratada. A boa alimentação, hidratação, ingestão de bastante líquido e uso de protetor solar com FPS 30 são imprescindíveis, além da utilização de hidratantes específicos a partir dos 30 anos, pois é nesta idade que a pele começa a sofrer queda dos níveis de colágeno, revelando os primeiros sinais de flacidez”, explica o professor.

Até 25 anos
Durante a infância, o hidratante só pode ser aplicado com o consentimento do médico e ainda assim use apenas produtos específicos para meninos e meninas. Na adolescência, cuidado com os hidratantes muito oleosos por causa da fase acnéica. O ideal para a pele jovem são os produtos com substâncias umectantes e calmantes simples, com extratos naturais de plantas, por exemplo.
 
 Atriz Kristen Stewart que ainda não passou dos 25 anos

Dos 25 aos 30 anos
Nesta fase, os primeiros sinais podem começar a ser notados. Chega a hora de começar a se preocupar em preveni-los. Para isso, use hidratantes cujas fórmulas sejam enriquecidas com ingredientes como vitamina E, pró-vitamina B5, óleos vegetais, colágeno e elastina.

A partir dos 30 anos
É a época em que surgem as primeiras marcas de expressão e os sinais de envelhecimento já podem ser notados. Segundo o professor Paschoal, isso acontece porque “as fibras de elastina sofrem alterações na sua produção, com efeitos prejudiciais em sua qualidade e quantidade, o que causa a perda de firmeza e elasticidade, afetando contorno do rosto”. Procure cremes formulados com ácido hialurônico, além dos ingredientes citados acima como vitamina E e colágeno.

 Flávia Alessandra que tem 37 anos

A partir dos 45 anos
Agora não tem mais jeito, mesmo bem conservada, os sinais do tempo já são bem visíveis, com linhas de expressão acentuadas. “Há um aumento na alteração da produção das fibras de colágeno e elastina. A renovação celular torna-se irregular e a pele perde cada vez mais sua hidratação natural. Todas essas alterações fazem com que ocorra perda em sua densidade, firmeza e elasticidade”, explica Paschoal. Use hidratantes enriquecidos com elastina e colágeno hidrolisado. Outros ingredientes essenciais para a pele nesta fase são: ácidos, aminoácidos, ceramidas, óleos vegetais, lipossomas e vitaminas.

A partir dos 60 anos
A pele, como um todo, está bem comprometida, com todos seus sinais bem aparentes: rugas acentuadas, a perda da elasticidade e da firmeza é perceptível e ela se torna muito mais fina, flácida, frágil, desidratada e desprotegida. “A renovação celular é bastante deficiente. A contínua diminuição das taxas hormonais impossibilita a recuperação natural da pele. É a fase em que os ativos que combatem os sinais do tempo são mais necessários a sua revitalização”, ensina o especialista. Mas de uma maneira geral, os ingredientes que devem enriquecer as fórmulas dos hidratantes são basicamente os mesmos da fase acima: ácido hialurônico, elastina, colágeno hidrolisado e vitaminas. 

 Com os cuidados e hidratantes corretos é possível passar dos 60 anos linda e com a pele saudável como Jane Fonda 

 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...