terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aprendendo melhor


Para algumas pessoas o segundo semestre letivo é sinônimo de correr atrás do prejuízo. Se você ainda estuda ou tem filhos na escola, veja algumas sugestões que vão ajudar a melhorar o rendimento nos estudos e evitar o estresse na época de provas.

Encontre o lugar certo para estudar. Prefira locais calmos, que não proporcionam muitas distrações. Pode ser na escrivaninha do seu quarto ou na biblioteca da escola. Melhor ainda se você puder estudar sempre no mesmo lugar, porque o cérebro funciona como uma máquina associativa e, a partir do momento que ele associar o ambiente ao ato de estudar, melhor o rendimento.

Faça anotações. Separe um bloquinho ou um caderno para fazer suas próprias anotações em relação ao conteúdo estudado, e não se esqueça de colocar a data, assunto e matéria relacionada. Dessa forma, você estimula a memorização imediata e definitiva do que está sendo conceituado.

Passe a limpo suas anotações. Seja no mesmo dia ou no dia seguinte, o importante é que, ao reescrever o conteúdo que foi aprendido recentemente, você reforça o aprendizado e acaba valendo por horas de estudo na véspera da prova.

Faça a associação dos conteúdos. Procure sempre atribuir pontos em comum entre os tópicos estudados e imagens vividas. Assim, você acaba criando uma cadeia de ligações e fica mais fácil relembrar os tópicos.

Não adianta forçar. Estudar na véspera da prova, ou até mesmo virar a noite estudando, não é a melhor maneira de reter as informações. O ideal é revisar o conteúdo que foi dado no dia, assim você economizará horas de estudo na época das provas.

Aproveite que o semestre acabou de começar e coloque em prática essas dicas.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...