quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Queda de cabelo:

No inverno, os fios tendem a cair mais. Saiba o que fazer para devolver a vitalidade da sua cabeleira.


A quantidade de fios presos na escova e soltos no travesseiro, nas roupas e por toda a casa denunciam: seus cabelos estão caindo como nunca! Se o seu problema não é estresse, desequilíbrio hormonal, anemia nem abalo emocional, provavelmente ele se chama excesso de oleosidade.

– Verão e inverno são as épocas em que os cabelos caem mais, por causa das temperaturas extremas. Mas como no calor as pessoas transpiram muito, tendem a lavar a cabeça todos os dias, limpando o couro cabeludo e deixando-o respirar. Já no frio, é um problema: uma lavagem pode levar de três a quatro dias para secar totalmente. E a umidade faz criar seborréia, que entope os folículos capilares e provoca a queda – explica a cabeleireira Sandra Caramuru, do Le Premier Coiffeur, no Recreio.

A quem chega no salão se queixando de cabelos ralos e quebradiços, a profissional costuma indicar, primeiramente, uma visita ao dermatologista, para detectar a principal causa do problema:

– Não adianta tratar externamente, se a questão é interna, de saúde. Observo muito as unhas da pessoa. Se estão quebradiças e com manchas, o problema é mais sério.

Com o tratamento chamado argiloterapia, acompanhado de um peeling no couro cabeludo com loção de cânfora e finalizado com máscara de nutrição, Sandra diz que ajuda o cliente recuperar a saúde e a vitalidade dos fios.

– Funciona como um antibiótico, e é ótimo para quem tem dermatite, caspa e excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Na Clínica Arthys, no Shopping Barra Square, a dermatologista Estela Cardoso utiliza técnicas mais modernas para tratar a queda de cabelo: alta frequência, oxigênio ativo, eletroporação e fototerapia. Mas afirma que, se a alimentação estiver comprometida, os cabelos não ficarão saudáveis.

– Pele e cabelo têm as mesmas necessidades. Comer proteínas, verduras, legumes e frutas, principalmente os de cor amarelada, ricos em vitamina A, além de tomar bastante água, é essencial para manter uma cabeleira bonita. A partir dessa nutrição interna, começamos a pensar nos demais tratamentos, inclusive na prescrição das loções antiqueda, que realmente funcionam.


Dicas, mitos e verdades:

– Lave os cabelos com freqüência, preferencialmente pela manhã, utilizando água quase fria e xampu neutro. O excesso de oleosidade é o inimigo número 1 da queda capilar.

– Evite, a qualquer custo, dormir com o cabelo úmido. Ácaros e fungos adoram umidade, prejudicando ainda mais a sua saúde.

– Condicionadores e demais cremes de tratamento, só nas pontas. Nunca use na raiz dos cabelos, pois isso vai entupir os folículos, provocando maior oleosidade e queda dos fios.

– Tinturas e colorações não são vilãs, ao contrário. As fórmulas atuais ajudam a tratar os fios. Quem está com problema de queda, pode, sim, pintar os cabelos.

– Já os tratamentos químicos, de relaxamento e alisamento, não são indicados. Eles, de certa forma, agridem e fazem o cabelo cair ainda mais.

– Evite passar muito tempo com os fios presos, em rabos-de-cavalo ou coques. Esses penteados abafam o couro cabeludo e enfraquecem o cabelo.

– Se for fazer chapinha ou escova no cabelo, proteja antes os fios com produtos termoativadores.

– Uma vez por semana, utilize um xampu antiresíduos para limpar o couro cabeludo por inteiro, e promova uma esfoliação, com a receita caseira abaixo, ensinada por Sandra Caramuru:


Prepare um chá com folhas frescas de hortelã e deixe esfriar. Reserve.

Num pontinho, misture 1 colher (sopa) de argila branca, 2 colheres (sopa) de xampu neutro e 3 gotas de limão. Com os cabelos já lavados e molhados, passe essa mistura no couro cabeludo, depois de dividir os fios em cruz. Massageie bem, com movimentos circulares. Deixe agir por 4 minutos e lave a cabeça.

Com o chá de hortelã frio, banhe os fios da raiz à ponta. Deixe agir por mais 4 minutos. Você sentirá uma deliciosa sensação de frescor.

Para finalizar, utilize um creme hidratante de sua preferência somente nas pontas e enxague.


Fonte: Extra.Globo

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...