sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aprenda a definir os cachos

Assuma o seu tipo de cabelo com o creme, o corte e os aparelhos certos para modelar.


Ressecados, de corte difícil e trabalhosos no dia a dia. As queixas para os cabelos cacheados são muitas e até desanimam quem gosta de manter a aparência impecável. As ondas dificultam a chegada da oleosidade natural até as pontas, comprometendo a forma dos cachos e até a saúde dos fios. Mas tem como dar um jeito nisso sem precisar ir ao salão uma vez por semana ou pedir socorro aos alisantes para ganhar praticidade. Veja as dicas dos especialistas para sair do sufoco.


1. Jogue fora a escova

Se você quer preservar seus cachos definidos, esqueça a escova e deixe o pente de lado de vez em quando - os dedos podem desembaraçar os fios, sem danificá-los, de acordo com o cabeleireiro Rafael Trindade, especialista em cabelos cacheados do salão Red Door. Na hora do banho, no entanto, um pente de dentes largos resolve grande parte dos seus problemas: após aplicar o condicionador ou durante a hidratação, passe o pente em todo o comprimento, desembaraçando as mechas com cuidado. "Como os fios estão maleáveis, não se quebram com facilidade", explica o cabeleireiro Fernando Paolo, mestre dos cachos no Studio Fernando Fernandes, em São Paulo. Para ajeitar os fios depois de secos, ele também recomenda somente os dedos.

2. Gaste mais com xampu sem sal


No rótulo, ele aparece como lauril sulfato de sódio (ou LSS) e costuma ser condenado para todos os tipos de cabelo. Na prática, é o famoso "sal", que tira o brilho dos fios e aumenta a elasticidade deles. O uso periódico de xampus sem LSS promove uma limpeza mais profunda dos cabelos, retirando restos de outras lavagens sem agredir os fios - como faz o xampu anti-resíduos. Isso acaba com o aspecto pesado e deixa os cachos mais maleáveis, sem a necessidade do pente. O LSS é usado para fazer mais espuma durante a lavagem - sinal fácil de identificar caso você tenha passado batido pelo rótulo.

3. Escolha bem o creme para pentear

Os cremes para pentear dão fim no aspecto revolto dos cachos, além de compensar a falta de hidratação. Lúcia Santana, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, no Rio de Janeiro, conta que o segredo para tirar proveito desse cosmético é dosar bem a quantidade. Não adianta empapar os fios ou eles vão ficar sem movimento e com aparência suja. Princípios ativos oleosos, como a macadâmia, são os mais indicados para quem busca efeito hidratante imediato. Também é indicado que seu kit contenha fator de proteção solar, evitando o ressecamento e as queimaduras de sol.

O modo de aplicação do creme também influencia no resultado: para que o produto não se acumule numa região, jogue todos os fios para a frente e espalhe o creme nas mãos, aplicando do comprimento em direção às pontas. Depois, seque com o difusor ou, se preferir, tire o excesso de água com uma toalha, sem torcer os fios.

4. Tenha um difusor por perto


O difusor deixa os cachos menos volumosos e mais definidos. Para que o tratamento funcione, encaixe o acessório no secador em velocidade mínima e temperatura máxima. "O vento é um dos elementos que dá volume aos fios. Se a velocidade está no mínimo, eles secarão somente com o calor", explica Rafael. Antes de usar o aparelho, no entanto, passe um finalizador no cabelo ainda molhado. "O Ideal é alternar a secagem em vários ângulos, até colocando os cachos dentro do difusor, caso o seu tenha dentes grandes. O resultado fica mais natural".

5. Recorra ao babyliss


Às vezes o cabelo não tem peso ou comprimento o bastante para cachear ? normalmente, é uma mecha pequena no topo da cabeça ou na franja o motivo de descontentamento. Nessa situação, o babyliss resolve o caso em poucos minutos. Prefira os de cerâmica, que agridem menos os fios quando comparados aos de metal. "Mas o calor do babyliss pode queimar o cabelo. Por isso, prefira corrigir os fios rebeldes, no dia a dia, usando o dedo em vez do aparelho", ensina Rafael. Basta enrolar o cabelo nos dedos, segurar um pouco e soltar. Deixe o babyliss somente para ocasiões especiais.

6. Faça um compromisso com a hidratação

Tratamento coringa, a hidratação vai ajudar você a conseguir cachos mais macios e brilhantes. Cabelos finos pedem cremes mais fluidos, extraídos de óleos vegetais, como o que vem da amêndoa. Os fios mais grossos, por serem mais pesados, podem apostar em cremes mais consistentes e densos. E espalhe a máscara com os dedos, passando a mão várias vezes pelo cabelo: isso aquece os fios, que abrem as cutículas e permitem que o produto penetre melhor nas fibras capilares.

7. Só permita cortes repicados

Cabelos cacheados não precisam de cortes retos, que aumentam demais o volume e tiram a definição dos cachos. O desfiado é outra bola fora, porque tira o peso das pontas, necessário para dar forma aos anéis. Repicados resolvem os dois problemas ao mesmo tempo, definindo os cachos e reduzindo o volume, sem tirar tanto o peso.


Fonte: MinhaVida

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...