quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hábitos sustentáveis

Para que você se torne mais ativo na luta por um planeta saudável, aqui vão algumas dicas para o dia a dia que são super simples, mas que fazem muita diferença para ajudar a reduzir os desequilíbrios na natureza.


1. Quando for ao supermercado, leve sua sacola retornável.

2. Prefira produtos naturais, sempre que possível, porque os produtos industrializados consomem grande quantidade de energia, além de produzirem toneladas de CO2, que são jogados na atmosfera e agravam o efeito estufa.

3. Ao lavar louça e escovar os dentes, evite deixar a torneira aberta quando não estiver usando. Em uma torneira aberta, por exemplo, passam 16 litros de água por minuto. Também evite deixar televisão, rádio, computadores ligados enquanto não estiver usando ou ficar olhando para a geladeira com a porta aberta enquanto escolhe o que vai comer.

4. Evite usar o carro para percorrer pequenas distâncias. Além de fazer bem para a sua saúde, também irá melhor o trânsito e reduzir a emissão de poluentes. E, sempre que der, ofereça ou vá de carona.

5. Prefira eletrodomésticos que venham com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – o Procel. Ele identifica produtos que apresentam alta eficiência energética.

6. Recicle! Separe o lixo orgânico dos materiais que podem ser reciclados. Se no seu prédio ou bairro não houver coleta seletiva, nada impede que você converse com seus amigos e familiares para que todos adotem essa atitude.

7. Prefira os materiais ecológicos, tanto para obras, quanto para dentro de casa. Existem muitas cooperativas agrícolas e artesanais que fazem trabalhos muito interessantes.

8. Se você morar em casa, reutilize a água da chuva e da máquina de lavar para fazer a limpeza das áreas externas. Se você optar por armazenar a água da chuva, apenas tenha cuidado com o mosquito da dengue e deixe sempre os reservatórios tampados.

9. Plante árvores no seu quintal, em vasos ou canteiros. Elas ajudam a remover o carbono da atmosfera e deixam o ar mais puro.

10. Nunca jogue o lixo em córregos ou rios, para não deixá-los poluídos.

Não é difícil agir de forma mais consciente. Faça sua parte!


Fonte: Blog Jequiti


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...