terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cuidados antirrugas: área dos olhos

Descubra o creme adequado para você e aprenda truques na hora da aplicação.


Manter a pele lisinha, hidratada e longe das rugas começa com o uso regular de protetor solar. Mas onde essa história vai parar depende de você e da sua disposição em investir tempo e dinheiro nos cuidados cosméticos. Mas um produto anti-idade vem ganhando cada vez mais destaque nas prateleiras femininas: os cremes específicos para a área dos olhos, de pele muito mais fina e sensível que o restante do rosto e propícia às temidas olheiras.

Além disso, dada a proximidade dos olhos, esta região não aceita bem qualquer tipo de fórmula. "As chances de alergias e irritações são altas", afirma a dermatologista Leandra Metsavaht, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os diferentes tipos

Existem cinco tipos básicos de cremes para a área dos olhos, com ação especificada na embalagem:

Hidratantes: costumam vir com protetor solar e mantêm a pele macia;
Demaquilantes: retiram a maquiagem e devem ser hipoalergênicos (raramente irritam a pele ou causam alergia no rosto, incluindo a área dos olhos);
Revitalizantes: combatem olheiras e inchaços;
Antienvelhecimento: possuem vitaminas contra rugas e flacidez;
Revitalização para idade avançada: possuem ácidos e são usados para tratamento de peles já envelhecidas.

Para todas as idades

Os cremes para a área dos olhos podem ser usados a partir dos 25 anos, quando os ativos do protetor solar já não bastam para conter o desgaste da pele.

A dermatologista Leandra Metsavaht explica que, nas peles mais jovens, são indicados cremes com vitaminas e hidratantes para prevenção do envelhecimento e alguns ativos contra as olheiras, como cafeína e derivados. "Nas peles mais maduras, além dessas substâncias, podemos prescrever o ácido hialurônico, ácido glicólico e alfa-hidroxiácidos, gluconolactona e polipeptídeos, que agem diretamente na região envelhecida", completa.

Cuidados com a aplicação

Cada creme tem hora certa para ser aplicado. As versões com ácidos devem ser usados à noite, porque podem deixar a pele mais sensível à luz ultravioleta e causar manchas se você tomar sol.

Durante o dia, a recomendação é que sejam usados cremes com filtro solar, pois eles protegem a pele contra os danos do sol. "Aplique o produto com o dedo anelar, espalhando de dentro para fora, tanto na pálpebra superior como na pálpebra inferior."

Na hora de comprar

Saia de casa sabendo do que você quer e vá atrás das informações contidas nos rótulos. "Identifique ainda se a fórmula é dermato e oftalmologicamente testado, evitando alergias na pele e nos olhos", ensina a médica.

Os cremes para essa área não devem nem escorrer e, se forem para o dia, é ideal que contenham proteção solar - você ganha praticidade, economiza dinheiro e não corre o risco de criar uma camada grossa de cosméticos na pele, ainda mais se ainda for usar maquiagem.



Fonte: minhavida.com.br



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...